Vereador do PSC cobra melhorias em Reserva Indígena de Dourados-MS

Publicado: segunda-feira , 27 de março 2017 16:01

WhatsApp Image 2017-03-27 at 15.50.23O vereador Braz Melo (PSC-MS) solicitou à Fundação Nacional do Índio (FUNAI), em Dourados, Mato Grosso do Sul (MS), informações sobre as nomenclaturas das ruas, vielas, travessões e estradas que fazem parte do perímetro urbano da Reserva Indígena Jaguapiru e Bororó. A intenção é que os índios da região tenham acesso ao poder público com o mapeamento dos seus lares.

O parlamentar entende que os cidadãos indígenas devem ser registrados, junto ao município.  Atualmente vivem mais de 14 mil índios na Reserva Indígena de Dourados foi a segunda área de terras criada no estado por meio do Decreto Estadual, em 1917, que reservou uma área de terras com cerca de 3.600 hectares para

De acordo com Braz melo, desde a criação do território, os esforços para adequação em moradia, saneamento básico, educação e segurança dentro da área se intensificaram. “O poder público tem papel essencial no resgate da dignidade e o dever de levar para a reserva todos os benefícios e direitos inerentes à cidade”, diz.

No dia 3 de setembro deste ano será comemorado o centenário da criação da reserva indígena de Dourados, que foi instituída devido às concessões de terras à Companhia Mate Laranjeiras, fundada em 1883. Em 1915, o Serviço de Proteção ao Índio passou a atuar junto à etnia Guarani na região da atual Grande Dourados.

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC