Vereador do PSC apresenta estudo e participa de audiência pública na Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Publicado: quinta-feira , 31 de agosto 2017 17:34

O vereador Tiago Forastieri (PSC-RJ), da cidade de Resende (RJ), participou da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, realizada pela Prefeitura do município, entre os dias 21 e 28 de agosto. O evento teve o objetivo de encontrar melhorias para as pessoas com deficiência.

Tiago Forastieri apresentou o estudo de Prevalência de Incapacidade, feito pela Associação Fluminense de Reabilitação (AFR). A pesquisa apura os dados da atual situação dos deficientes no município e as dificuldades enfrentadas por eles.

“É a primeira vez que o município faz esse estudo, que vai nortear as ações do governo e contribuir para melhorar o atendimento a essas pessoas e, consequentemente, impactar na qualidade de vida delas”, afirmou o vereador.

Forastieri também participou de uma audiência pública para discutir o funcionamento da rede pública para garantir os direitos da pessoa com deficiência e seus responsáveis.

 

Outros projetos

Tiago Forastieri é autor de propostas voltadas para as pessoas com deficiência. Uma delas é a criação da Comissão Permanente da Pessoa Deficiente, do Idoso e das Políticas Públicas da Mulher, em 2014, da qual já foi presidente e hoje é membro.

“De acordo com o IBGE, 6,2% da população brasileira têm algum tipo de deficiência. Essas pessoas precisam ser incluídas e valorizadas, não apenas porque têm direito à igualdade, mas também porque têm muito a oferecer à sociedade”, comentou Forastieri.

Entre as leis de sua autoria estão a que cria a Política Municipal de Proteção às Pessoas com Autismo (Lei Municipal 3.158/2014), a que garante a reserva de ao menos duas vagas para estudantes autistas em cada sala de aula das escolas municipais (Lei Municipal 3.109/2014) e a que institui o atendimento preferencial para autistas em órgãos públicos e estabelecimentos privados (Lei Municipal 3.135/2014).

“Questões que antes eram desconsideradas, precisam ser discutidas. Cidadania hoje inclui tratar de questões relacionadas à acessibilidade, a garantir a educação e o trabalho das pessoas com deficiência e ao combate ao preconceito e à discriminação”, finalizou Forastieri.

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC