Vereador de Joinville inicia os trabalhos na Câmara com dois projetos na Saúde

Publicado: segunda-feira , 27 de fevereiro 2017 9:25
Autor: PSC-SC

Em Joinville (SC), o vereador Jaime Evaristo (PSC) já enviou para a Câmara dos Vereadores alguns projetos de lei para serem aprovados no município. Um deles diz respeito à proibição da utilização, manuseio, queima e soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em eventos que tenham a participação de animais ou em áreas próximas a locais que abrigam animais (projeto de lei complementar nº 16/2017). Segundo Jaime, os fogos de artifício podem gerar danos irreparáveis à flora, fauna nativa, como também ocasionar acidentes graves às pessoas e aos animais. O vereador destaca a poluição tóxica e sonora que os fogos provocam, além do risco de incêndios.

“Naquilo que diz respeito aos animais, os fogos são responsáveis por acidentes dos mais variados tipos, principalmente com cães. Eles já possuem uma audição mais acurada do que a humana. Sendo assim, os cães latem em desespero e até enforcam-se nas correntes. Já os gatos, por exemplo, podem ter taquicardia, salivação, tremores e medo de morrer”, afirma o vereador.

Mas, a preocupação não é só com os animais domésticos. De acordo com Jaime Evaristo, os animais silvestres e selvagens, que vivem soltos na natureza, também sofrem. “Todos precisamos entender que o clarão, como a explosão dos fogos e bombas, mata os animais do coração ou por estresse. Ao tentar fugir, eles ficam desorientados e, principalmente, as aves, batem em obstáculos”, afirma.

Preocupação com a saúde  

Outro projeto apresentado pelo vereador se refere ao atendimento preferencial de doadores de sangue, órgãos e medula óssea em Joinville (projeto de lei ordinária nº 166/2016). Esse atendimento pode ser tanto administrativo, em órgãos públicos municipais, como em bancos, supermercados, casas lotéricas e outros estabelecimentos comerciais.

Para ter o direito de receber a preferência, os doadores terão que apresentar a carteira de “Doador de Sangue, Órgãos e Medula Óssea”, que deverá estar dentro do prazo de validade.

O projeto tem o objetivo de incentivar a doação de sangue e minimizar a carência que a população de Joinville enfrenta nesse setor.  “Cotidianamente recebemos em nosso gabinete pessoas solicitando doadores de sangue para familiares e amigos de pacientes que, aflitos buscam doadores para atender casos de urgência e, muitas vezes, não os conseguem”, afirma o vereador.

Jaime Evaristo destaca que o ato de doar sangue deve ser cada vez mais estimulado. “Instituir uma lei que incentive a doação em nosso município contribuirá para que a importância do ato de doar sangue seja incorporada como um valor social e um compromisso com a coletividade”, diz.

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC