Senadores vão a Belo Monte verificar cumprimento de condicionantes socioeconômicas e ambientais na região

Créditos: Marcos Oliveira/Agência Senado
O presidente Subcomissão Temporária Usina de Belo Monte, senador Zequinha Marinho (PSC/PA), acompanhado de senadores membros do colegiado, esteve em Vitória do Xingu para verificar a instalação da usina e avaliar a compensação dos impactos sociais, econômicos e ambientais provocados pela instalação da hidrelétrica de Belo Monte na região.
A comitiva composta, além de Marinho, pelos senadores Lucas Barreto (PSD-AP), relator da Subcomissão de Belo Monte, e Elmano Férrer (PODE-PI) participou também de uma reunião técnica no Centro de Cursos e Convenções, em Altamira (PA), com a diretoria da Norte Energia e representantes da sociedade civil organizada para tratar do cumprimento das ações compensatórias.
De acordo com Marinho, a construção seguiu um modelo sustentável e as contrapartidas sociais estão sendo garantidas. “Esse modelo de hidrelétrica é o ambientalmente mais correto. Praticamente, não têm alagadiços em função da represa e as compensações pelas poucas alagações foram muito altas, não só para os municípios mais próximos, como Vitória do Xingu e Altamira, mas pros 12 municípios região”, afirmou o senador.
A última das 18 turbinas da maior hidrelétrica 100% nacional do país será inaugurada nesta quarta-feira (27). A usina terá capacidade de atender 60 milhões de pessoas.
PSC nas redes sociais