Ribeirão Pires retoma convênio para construção do Centro Dia do Idoso

Publicado: quinta-feira , 24 de maio 2018 14:33

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires receberá R$ 500 mil para a construção de um Centro Dia do Idoso. A retomada do convênio estabelecido entre o Executivo Municipal e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 23, na sede da secretaria, em São Paulo. O prefeito Adler Teixeira – Kiko, e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Ribeirão Pires, Elza Iwasaki, foram recebidos pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento (PSC-SP).

“Depois de trabalho intenso em 2017, colocando as contas em dia e regularizando inúmeras pendências do município, garantimos as condições exigidas para retomar esta importante parceria, que trará benefícios para os idosos de Ribeirão Pires. Reafirmarmos o compromisso em implantar em nossa cidade o Centro Dia do Idoso, equipamento de acolhimento, proteção e convivência de moradores da terceira idade”, disse Kiko.

O Centro Dia do Idoso (CDI) é um espaço de acolhimento para idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos. A prioridade do atendimento é para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar/estudar. O local oferece alimentação, atividades de lazer, cultura, banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência com TV e enfermaria. A capacidade de atendimento é de até 50 idosos.

De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do município, Elza Iwasaki, o Centro Dia do Idoso deve ser construído num anexo ao Centro de Referência do Idoso (CRI), localizado na Rua Alferes Botacin, no Centro Alto. “Ribeirão Pires terá um espaço onde os idosos possam passar o dia envolvido em atividades criativas e estimulantes, sem a perda do vínculo familiar e em comunidade”.

REPASSES
Ainda na reunião desta quarta-feira, dia 23, o prefeito Kiko solicitou ao secretário Gilberto Nascimento especial atenção do Governo do Estado de São Paulo com relação ao Piso Social Paulista. Por conta da devolução de verbas destinadas para programas de assistência social em gestões anteriores, o valor destinado a Ribeirão Pires ficou prejudicado. Desde o início de 2017, a Prefeitura trabalhou para a regularização financeira e administrativa do município. Desde então, a aplicação dos recursos oriundos destas parcerias tem sido realizada corretamente, sem devoluções ou pendências; porém, a demanda por atendimento é crescente, sendo necessária revisão do valor.

Fonte: ABC do ABC

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC