Evento do PSC Mulher aponta avanços da participação feminina na política

Publicado: quinta-feira , 08 de agosto 2019 19:01

No evento realizado pelo PSC Mulher em Brasília, quinta-feira (13), Iara Cordeiro, da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, falou da importância da leis de cotas aprovadas para fortalecer as candidaturas femininas.

“Quando a primeira mulher foi eleita deputada não tinha banheiro feminino na Câmara. No Senado, tem apenas dois dos anos o banheiro feminino no plenário. Por essas coisas é que trabalhamos com a palavra equidade, lutamos pela política de cotas, que está nos ajudando a avançar”, explicou.

Da Coordenadoria da Mulher, Valéria Lima, relatou as vitórias alcançadas no trabalho realizado com a bancada feminina, entre elas a aprovação da Lei do Feminicídio, a criminalização do descumprimento de medidas protetivas e à parlamentar, coordenadora da Mulher, direito a tempo de comunicação de liderança no plenário da Câmara.

Mulher negra, com 38 anos de militância na política, Kátia Lôbo, presidente do MDB Mulher do RJ, diz que a cada dia a Mulher avança um degrau e cada mulher negra que se elege é motivo de comemoração.

“É muito difícil ser mulher na política, e negra então nem se fala. Quando uma mulher negra da comunidade, sem dinheiro, se elege, é uma grande vitória”, salientou.

Katia também abordou o problema da violência doméstica e apresentou o projeto do MDB Mulher “Mulheres Transformadoras” de capacitação de mulheres.

“Muitas mulheres que morrem vítima de violência dependiam financeiramente do agressor. Nós acreditamos que pra quebrar esse ciclo de violência é preciso capacitar mulheres, empoderando-as por meio do trabalho. Precisamos caminhar de mãos dadas”, encerrou a presidente.

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC