Deputada Júlia Marinho alerta para êxodo do produtor rural da Região Norte

Publicado: sexta-feira , 07 de julho 2017 17:18

A deputada Júlia Marinho (PSC-PA) promoveu uma audiência pública nesta quinta-feira (7), na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados para discutir as tarifas bancárias que estão onerando o acesso ao crédito rural de fomento do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

A deputada explica que os produtores rurais da Amazônia criticam as taxas de administração cobradas pelo Banco da Amazônia (Basa), nos financiamentos com recursos do FNO. “As altas taxas cobradas aos produtores dificultam os projetos de desenvolvimento e provocam êxodo rural por falta desse fomento por parte do FNO, por parte da instituição gestora desse fundo”, lamenta.

 

O Fundo abrange toda a região Norte, que corresponde a 45% do território nacional, atingindo 449 municípios que compõem a base política-institucional da região, que é de 3,8 milhões de Km2, com uma população de 11.604.158 habitantes.

A audiência teve, ainda, a participação da secretária de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais do Ministério da Integração Nacional, Cilene de Jesus Jardim Dórea; do diretor do Departamento de Crédito e Estudos Econômicos da Secretaria de Política Agrícola do Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wilson Vaz de Araújo; e do vice-presidente diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre, Assuero Doca Veronez.

 

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC