Inscrições para Estágio-Visita começam dia 29

Publicado: quarta-feira , 11 de maio 2016 17:30

As inscrições para a próxima edição do Programa Estágio-Visita começam nesta segunda-feira (29) e terminam dia 4 de março. Realizado pelo Núcleo de Formação para Democracia (Nudem), do Centro de Formação, Treinamento, e Aperfeiçoamento (Cefor), o Programa destina-se a estudantes universitários de todo Brasil. O evento será realizado de 27 de março a 2 de abril.

Oferecido desde 2003, o Programa Estágio-Visita de Curta Duração possibilita que universitários de todo o país tenham acesso ao funcionamento da Câmara dos Deputados e à forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania. Durante cinco dias, os universitários participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Legislativo e de habilidades necessárias ao exercício de sua cidadania.

Programação

A programação é focada no protagonismo do estudante, sendo incentivados a sua curiosidade e o seu interesse por buscar novos conhecimentos, e inclui aulas dialogadas sobre o papel institucional da Câmara dos Deputados e sobre o processo legislativo; jornadas de aprendizagem em diversas áreas da Câmara com troca de experiências pelo grupo; visitas aos gabinetes, a comissões e ao Plenário; simulação do funcionamento das comissões; entre outras atividades que despertarão o estudante para um novo olhar sobre o Legislativo e também sobre sua participação como cidadão.

A programação é estabelecida mensalmente e pode sofrer alterações de acordo com o funcionamento e a necessidade da instituição. As atividades ocorrem de segunda a sexta.

A Câmara dos Deputados oferecerá aos universitários:

Hospedagem: com início no domingo (a partir das 12h) e término no sábado (até 9h), em alojamento indicado pela Câmara dos Deputados, que geralmente é o da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública). Para os participantes do Distrito Federal fica facultado o uso do alojamento;
Alimentação: café da manhã, almoço e jantar, apenas nos dias úteis, não estando incluído o jantar na sexta-feira. Nos demais dias, o participante deverá manter-se por conta própria.
Traslado entre o alojamento e a Câmara dos Deputados durante a realização do Programa: para os participantes que ficarem hospedados às expensas da Câmara. O traslado do aeroporto/rodoviária para o alojamento e do alojamento para o aeroporto/rodoviária é de responsabilidade do estudante.
Caberá aos estagiários participantes cumprir fielmente as obrigações previstas no termo de Compromisso de estágio, cuja minuta poderá ser acessada aqui.

Inscrições

A inscrição no programa ocorre por meio da indicação de um parlamentar. Cada deputado poderá indicar, por semestre, até dois universitários pra integrar o Programa, que será formado por turmas de, no máximo, 70 setenta alunos. A previsão é atender novas turmas a cada 30 dias, com exceção dos meses de recesso parlamentar e início de sessão legislativa. Consulte aqui como fazer sua inscrição!

Agência Câmara de Notícias

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC