Conjuve lança Conselhos em Rede durante sua Reunião Ordinária em São Luis (MA)

Publicado: sexta-feira , 08 de junho 2018 14:20

Presidente do PSC Jovem, Samuel Oliveira, esteve presente no evento

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) lançaram, em São Luís, no Maranhão, a campanha Conselhos em Rede. O evento ocorreu durante a abertura da 46ª Reunião Ordinária do Conjuve, na manhã desta quarta-feira, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Monte Castelo. Participaram o deputado estadual Roberto Costa (MDB), o secretário nacional de juventude, Assis Filho, o presidente do Conjuve, Anderson Pavin, o vice-presidente do Conjuve, Marcus Barão, a presidente da Comissão de Políticas e Programas, Maria das Neves, o presidente da Comissão de Articulação e Diálogo, Jonatha Hora, o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), Neilson Marques, a secretária extraordinária de Juventude do Maranhão, Tatiana Pereira, e a atleta olímpica Isiane Castro.

A ocasião marca a primeira reunião descentralizada do Conjuve e a primeira da Caravana do Conjuve, que pretende levar as reuniões do conselho pra todas as regiões do Brasil. “O Maranhão é muito grato aos conselheiros do Conjuve por eles terem decidido fazer essa reunião aqui”, afirmou o deputado Roberto Costa. Ele citou os dados do Mapa da Violência, que registrou que os jovens são as maiores vítimas da violência no Brasil. “Não se resolve este assunto com o aumento efetivo de policial nas ruas, mas com políticas públicas de esporte, educação e cultura”.

A realização da reunião no Estado do Maranhão é fruto de um encaminhamento do Plenário e da Mesa Ampliada do Conjuve a respeito da proposta da Caravana que busca aproximar o conselho da realidade das diferentes juventudes, por meio da descentralização das reuniões e da criação de espaços de diálogo com as diferentes juventudes do país. “Vamos a todo Brasil até o fim desta gestão para que o Conjuve possa conhecer a juventude brasileira”, explicou o vice-presidente do Conjuve e representante da sociedade civil, Marcus Barão.

“O conselho precisa ser plural representativo e ter conexão com os movimentos sociais, para construir políticas públicas não só para a juventude, mas com a juventude”, defendeu o secretário de Juventude, Assis Filho. Ele disse que encaminhou à Presidência da República uma recomendação para que o Conjuve deixe de ser consultivo e passe a ser deliberativo.

CAMPANHA

O Conselhos em Rede é uma campanha concreta de fortalecimento dos conselhos do Brasil, uma parceria da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e Conjuve com o Fórum Nacional de Gestores Estaduais e Municipais de Juventude. O presidente do Conjuve, Anderson Pavin, pediu que cada um dos conselheiros abraçasse a campanha. “O Conselhos em Rede é de cada um e cada uma de nós. Precisamos saber quantos conselhos temos e quantos somos no País, para o fortalecimento da participação e do controle social”.

A campanha vai realizar uma pesquisa com informações mais aprofundadas sobre os conselhos estaduais, municipais e sua atuação, o que permitirá a avaliação do desempenho destes. Com isto, o Conjuve espera ampliar os espaços de participação e controle social voltados para as políticas públicas para os jovens. A ideia é fomentar a criação de novos conselhos em estados e municípios e fortalecer os já existentes.
Após o lançamento da campanha, foi realizada a Roda de Conversa com o tema “As conquistas da juventude brasileira na última década”.

SESSÃO SOLENE

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão convocou uma sessão solene para prestar elevada homenagem ao Conjuve pelos relevantes serviços prestados à juventude brasileira e em comemoração aos 13 anos de seu funcionamento e dos últimos avanços na política de juventude no Brasil, na qual o Conjuve tem exercido um papel destacado.

A sessão será realizada nesta quinta-feira (07/06), no Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, às 15h, e deve contar com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, do secretário nacional de juventude, Assis Filho, do senador João Alberto, do deputado estadual Roberto Costa, do presidente do Conjuve, Anderson Pavin, outras autoridades, conselheiros nacionais de juventude, gestores municipais de juventude e demais membros e representantes do Conjuve.

SOBRE O CONJUVE
O Conselho Nacional de Juventude foi criado pela lei 11.129 de 30 de junho de 2005 e regulamentado pelo decreto presidencial 5.490 de 14 de Julho de 2007. O Conjuve é um espaço de diálogo entre a sociedade civil, o governo e a juventude brasileira. É um órgão consultivo e tem por objetivo assessorar o Governo Federal na formulação de diretrizes da ação governamental, promover estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil e assegurar que a Política Nacional de Juventude do Governo Federal seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens e da ampliação da participação cidadã.

O Conjuve é formado por 20 representantes do poder público e 40 da sociedade. Pelo poder público participam membros oriundos de ministérios que desenvolvem programas e ações voltados para a juventude, dos representantes do Fórum de Gestores Estaduais, da Frente Parlamentar de Políticas Públicas de Juventude e das entidades municipais.

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC