A pedido do PSC, Câmara realiza audiência em comemoração ao Dia Nacional do Idoso

Foto: Fernando Chaves
O Plenário da Câmara iniciou as atividades desta terça-feira (3) com a sessão solene em homenagem aos idosos, pela passagem do Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. O evento foi uma solicitação dos deputados Victório Galli, líder do PSC na Câmara, e Gilberto Nascimento, presidente da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa.
De acordo com Gilberto Nascimento, a data tem motivos para ser comemorada, porém remete a uma importante reflexão. “Até pouco tempo, éramos um país de jovens. O nosso desafio agora, no entanto, é levar o jovem a entender e respeitar os idosos, pois, lamentavelmente, para alguns, eles têm sido um estorvo, alguém que deve ser descartado. A esses, eu digo sempre: a melhor escola do mundo é aos pé de um idosos.”

Foto Fernando Chaves
A secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria do Socorro, representando a ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Dias, defendeu que a secretaria foi criada em um momento importante para o cenário demográfico brasileiro. Ela se refere aos dados do IBGE que apontam para uma população de mais de 26 milhões de idosos.
“O Canadá enriqueceu primeiro e depois envelheceu. Nós estamos envelhecendo em um momento de desigualdade social crescente. Isso exige dos gestores e dos senhores desta Casa que se debrucem sobre essa causa”, afirmou Socorro.
Tanto a secretária quanto o presidente Gilberto Nascimento destacaram a necessidade de se trabalhar em prol da efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, criado há 14, por meio da Lei 10.741/03, e que garante os direitos das pessoas acima de 60 anos.
A audiência teve a apresentação do Coral dos Mais Vividos, do SESC, e a participação dos frequentadores do Centro de Convivência do Cruzeiro/DF.
PSC nas redes sociais