image image image image image image
PSC consegue rejeitar adiamento da PEC da redução da Maioridade Penal
Para o líder do PSC, o Brasil não pode mais admitir que adolescentes infratores continuem atentando contra a segurança da população e permaneçam impunes.  30 Março 2015 Leia Mais
Júlia Marinho quer proibir adoção por casal homoafetivo

Para a deputada do PSC, família composta por dois pais ou duas mães não tem ampla aceitação social e ainda pode gerar desgaste psicológico e emocional na criança adotada.
26 Março 2015 Leia Mais
Deputado repudia beijo gay na novela da Globo: "abuso"
Deputado federal Victório Galli (PSC), de Mato Grosso, criticou a TV Globo pelos "abusos" nos enredos de suas telenovelas, particularmente a recém-lançada "Babilônia". 23 Março 2015 Leia Mais
Programa Câmara Itinerante é inaugurado no Paraná


Líder André Moura e presidente Eduardo Cunha inauguram programa que percorrerá os Estados ouvindo a população sobre os caminhos para a Reforma Política e o Novo Pacto Federativo.
23 Março 2015 Leia Mais
Missionário Ricardo Arruda é o novo corregedor da Assembleia do Paraná
   A corregedoria é o órgão de fiscalização interna do Legislativo.  19 Março 2015 Leia Mais
PSC/RJ promove treinamento para lideranças partidárias
Em auditório lotado, o diretório do PSC no Rio de Janeiro promoveu um curso de treinamento, conhecido como “coaching”, para lideranças partidárias. Evento teve a presença do presidente nacional do PSC, Vítor Nósseis. 19 Março 2015 Leia Mais
psc brasil
psc estados
psc municipios
  • 1
psc na camara
psc no senado
filie se

Você é a favor da PEC que reduz o número de ministérios do governo para 20?


Projeto que estabelece prazo para início da contagem de dívida é aprovado

Foto: Machelo Gomes

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou nesta quarta-feira (28) o Projeto de Lei 786/11, de autoria do deputado André Moura (PSC-SE). A matéria estabelece que o prazo de prescrição de cobrança de dívidas deve ter início na data de vencimento da mesma e não mais quando ela é protocolada pelo estabelecimento.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece o prazo de cinco anos para cobrança de qualquer dívida, sendo que, depois deste tempo determinado, o débito é finalizado. Porém, segundo Moura, não há fiscalização da parte do serviço de proteção ao crédito para verificar quando a mesma foi iniciada. “Infelizmente alguns fornecedores se utilizam da prática de protocolá-la na data mais apropriada para eles. Por isso, meu projeto quer clarear esta questão, garantindo que, independente da data que foi protocolada, a dívida comece a contar de quando o consumidor a contraiu”, defendeu.

O relator da proposição, deputado Deley (PSC-RJ), que apresentou parecer favorável à medida, afirmou que, com a aprovação do PL 786/11, começa-se a definir qual a data inicial e de prescrição das dívidas. “Ninguém deve porque quer. Sabemos que principalmente as pessoas mais humildes têm horror a ficar devendo. Mas muitas vezes, o trabalhador fica sem emprego ou tem um problema de enfermidade dentro da família e ele acaba deixando de pagar o que deve. Não podemos permitir que esse sistema perverso, impeça o consumidor de ter uma vida normal”, destacou o parlamentar, que elogiou a iniciativa de André Moura.

A proposta é conclusiva nas comissões e segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Assessoria de Comunicação PSC Nacional