No Dia do Índio, presidente da Funai pede apoio para fortalecer instituição

Publicado: quinta-feira , 20 de abril 2017 17:47

 

Foto: Mario Vilela -Funai

Foto: Mario Vilela -Funai

Nesse Dia do Índio (19), a sessão solene realizada na Câmara dos Deputados para comemorar os 50 anos da Funai (Fundação Nacional do Índio) foi marcada pelo pedido de apoio financeiro do presidente da instituição, Antônio Costa (PSC/DF), e de lideranças indígenas aos parlamentares. “Sofremos um corte de R$ 53,6 milhões no orçamento de 2016 e, exatamente quando completamos 50 ano, mais um corte de R$ 18,9 milhões em 2017, perdemos, recentemente, 87 funcionários, e tivemos que fechar 51 coordenações técnicas locais nas nossas bases. Precisamos da ajuda dos senhores!”, afirmou o presidente.

 

O líder do PSC na Câmara, deputado Victório Galli (MT), reforçou a necessidade do Parlamento trabalhar para criação de políticas públicas de fortalecimento da Funai e reconheceu que os índios são os verdadeiros donos das terras e precisam ter os seus direitos protegidos por uma instituição forte e atuante. “A Funai é de suma importância para a preservação dos povos indígenas em nosso país”, afirmou o líder.  

 

Uma das lideranças indígena, Márcia Kambeba, pediu sensibilidade aos parlamentares no que se refere ao Estatuto dos Povos Indígenas. “O projeto está há 25 anos parado nesta Casa”, lembrou. A líder se refere ao Projeto de Lei 2057/91, de autoria coletiva, que traz soluções para diversos pontos das lutas indígenas, como organização social, garantias, proteção das terras, reconhecimentos, relação com os recursos naturais, assistência especiais, entre outras.

Na oportunidade, foi mostrado o vídeo da Campanha Abril Indígena (https://www.facebook.com/Funaioficial/videos/288275754668437/), promovida pela Funai, com objetivo combater o preconceito contra os índios, incentivando as pessoas à leitura a à pesquisa da cultura, etnias e história.

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC