INSS Digital é apresentado em audiência pública na Câmara dos Deputados

Publicado: quinta-feira , 13 de julho 2017 18:42

Foto: Fernando Chaves

O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Leonardo Gadelha (PSC-PB), e servidores participaram de audiência pública na Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da Câmara, presidida pelo deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), para apresentar a nova ferramenta lançada pelo instituto com objetivo de dar celeridade aos atendimentos.

De acordo com o diretor de Atendimento do INSS, Jobson de Paiva, a ferramenta foi criada para delegar às máquinas o que cabe às máquinas: o trabalho mecânico. Dessa forma, os servidores, cada vez mais escassos em relação ao número de atendimentos, poderão se voltar inteiramente para a atividade de reconhecimento dos direitos dos cidadãos.

O INSS atende, presencialmente, cerca de 45 milhões de pessoas por ano em suas agências e, por meio central de teleatendimento, que é a maior da América Latina no serviço público, são 70 milhões por ano, com, segundo Jobson de Paiva, um dos menores índices de reclamação na sua ouvidoria.

Ao criar o INSS Digital, houve a preocupação em garantir que nenhum cidadão ficasse de fora do processo. Sendo assim, o presidente Leonardo Gadelha garantiu que o sistema presencial e digital caminharão em paralelo.

“Nenhum cidadão brasileiro será privado de ir a uma agência solucionar seu problema, se essa for sua disposição. Para aqueles cidadãos brasileiros que estiverem familiarizados com a tecnologia, disponibilizaremos um caminho mais rápido e tão seguro quanto o presencial”, afirmou.

Para ter acesso a nova forma de atendimento, o cidadão deverá acessar meu.inss.gov.br, de qualquer computador, celular ou tablet, onde poderá agendar perícia, atendimento, realizar consultas, acessar e acompanhar dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC