Deputados do PSC se reúnem para discutir retomada das obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco

Publicado: segunda-feira , 03 de abril 2017 8:02

 

WhatsApp Image 2017-03-31 at 18.07.20 (1)Os deputados estaduais do Partido Social Cristão (PSC-PB) na Paraíba, Renato Gadelha  e Guilherme Almeida, estiveram no Rio Grande do Norte, para propor medidas ao Governo Federal com objetivo de  acelerar as obras de transposição do Rio São Francisco do Eixo Norte, que atende os dois estados. .

A reunião foi realizada no último dia 22 de março e contou com a presença de representantes do governo do Rio Grande do Norte, da sociedade civil e de líderes religiosos das cidades atendidas pela transposição.

O Eixo Norte, que atenderá os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, encontra-se com parte das obras paralisadas desde que a construtora Mendes Júnior desistiu do lote sob sua responsabilidade.

Quase 95% da obra já foi concluída, porém, o trecho de responsabilidade da Mendes Júnior teve que passar por nova licitação. O deputado Renato Gadelha informou que o processo licitatório está em andamento. “As duas primeiras empresas foram desclassificadas e o Consórcio foi encabeçado pela Enza, que é quem deve assumir o trecho abandonado pela Mendes Júnior”, afirmou.

Gadelha disse que entrou em contato com técnicos do Ministério da Integração e a expectativa deles é que, caso não haja judicialização do processo licitatório, em 20 dias será dada a ordem de serviço e as obras serão retomadas no trecho paralisado.

De acordo com o parlamentar, até dezembro o Eixo Norte deverá ser concluído. “Os recursos estão garantidos e o Ministério da Integração vai imprimir o mesmo ritmo visto na conclusão do Eixo Leste, com três turnos de trabalho”, ressaltou Renato Gadelha.

O deputado detalhou o andamento da obra na Paraíba. “Para as demandas tratadas na reunião, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, já nos garantiu que há recursos. O impasse se dá pelas questões jurídicas que levaram à paralisação das obras, mas também temos a sugestão de elas possam ser retomadas através de contratação emergencial porque, na Paraíba, nossa previsão é de que a região central do estado fique completamente desabastecida a partir de agosto”, destacou Gadelha.

O deputado trabalhará para articular o apoio de toda a bancada federal da Paraíba para que os 12 deputados federais e os três senadores atuem em conjunto pela população. “Queremos que os parlamentares funcionem como porta-vozes do clamo do povo da Paraíba em favor da conclusão do Eixo Norte. E a mesma movimentação será feita pela bancada potiguar”, declarou Renato Gadelha.

A reunião definiu uma pauta de reivindicações comuns aos dois estados, como a construção de ramais que interligarão reservatórios dentro dos estados receptores. “Há algumas obras correlatas que não constam do projeto original da Transposição, como o ramal para o rio Piancó, na Paraíba e a ligação da barragem Engenheiro Ávidos, na Paraíba, e Caiçara, no Rio Grande do Norte”, explicou Guilherme Almeida. O deputado afirmou que as obras garantirão abastecimento para mais municípios e há viabilidade técnica em ambos os casos.

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC