Deputado Takayama participa de missão oficial no Japão

Publicado: quinta-feira , 23 de março 2017 13:56
Autor: Ascom Deputado Takayama (PSC/PR)

WhatsApp Image 2017-03-23 at 13.38.09A convite do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, o deputado federal Takayama (PSC-PR), fez parte de uma comitiva brasileira que esteve no Japão, entre os dias 12 e 21 de março, em missão oficial. O encontro faz parte do “Programa Juntos! Intercâmbio Japão – América Latina e Caribe”, que tem o intuito de promover as relações entre Brasil e Japão e oferecer uma oportunidade para troca de conhecimentos entre autoridades e formadores de opinião dos dois países.

O deputado Takayama relatou que as discussões foram enriquecedoras em vários aspectos: “O Japão completa o Brasil e vice-versa. Eles têm tecnologia, mas falta mão de obra. Nós temos mão de obra, matéria-prima e produtos agropecuários. Portanto, fortalecer as relações de amizade entre essas duas economias pujantes é muito importante”, destacou o parlamentar.

A comitiva brasileira cumpriu agenda em três cidades; Tóquio, Hiroshima Hamamatsu. Na capital japonesa foram recepcionadas pelo vice-ministro de negócios, Taro Aso, e pela diretoria do Grupo Parlamentar Japão-Brasil. Também encontram com o embaixador do Brasil no país, André Aranha, e com o casal de herdeiros do trono, príncipe Akishino e princesa Kiko, no Palácio Imperial.

Em Hiroshima, reuniram-se com o vice-governador Hironori Takagaki. O grupo cumpriu, ainda, agenda no consulado brasileiro, em Hamamatsu, onde se reuniu com o cônsul-geral José Piras e teve a oportunidade de visitar uma escola de orientação brasileira.

De acordo como Itamaraty, Brasil e Japão mantêm relações centenárias e diversificadas: o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, por meio do qual foram estabelecidas as relações diplomáticas.

A comunidade brasileira no Japão é a terceira maior comunidade brasileira no exterior, mais de 173 mil, atualmente. A comunidade nipodescendente (“nikkei”) no Brasil, fruto da imigração iniciada em 1908, alcança cerca de 1,6 milhão – a maior população de origem nipônica fora do Japão. Esse vínculo humano é o principal patrimônio das relações, potencializando o diálogo e a cooperação entre os dois países.

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC