Deputado do PSC defende recursos para defesa da agricultura na Bahia

Publicado: terça-feira , 11 de julho 2017 11:42

O deputado estadual Heber Santana (PSC-BA) alertou durante audiência pública na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, que o estado está vulnerável à entrada e ao ressurgimento de pragas na agricultura, que poderiam afetar a produção e causar danos sociais e econômicos. Segundo o deputado, uma das pragas que podem afetar a produção é a Sigatoka Negra, que causa danos à cultura da bananeira e pode afetar 100% da produção. Ele defendeu mais recursos financeiros para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

A audiência pública foi realizada a pedido de Santana, que destacou, ainda, que a Adab carece, também, de materiais para garantir a sanidade da produção agrícola. Segundo ele, o estado concentra a maior população de agricultores familiares e mais de 700 mil estabelecimentos agropecuários.

“O governo do estado tem se mostrado insensível com o setor, responsável pela geração de cerca de 24% do PIB, 30% dos empregos e mais de 40% das exportações”, disse o deputado.

O ataque da Sigatoka Negra às bananeiras poderia causar grandes prejuízos econômicos e sociais, já que a Bahia é o segundo maior produtor de banana do país. Além disso, o combate à praga implica em mais de trinta aplicações de produtos químicos por ano, o que aumenta o custo de produção e pode causar danos ambientais.

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC