Deputado do PSC debate segurança nos estádios com torcidas organizadas

Publicado: terça-feira , 24 de outubro 2017 20:16

O deputado estadual Celso Nascimento (PSC-SP) se reuniu com representantes das principais torcidas organizadas do estado de São Paulo para discutir o projeto de lei, de sua autoria, que institui a identificação dos torcedores pelo sistema de biometria em estádios com capacidade superior a 10 mil lugares. Os representantes das torcidas organizadas declararam apoio ao projeto e elogiaram a iniciativa do deputado. A reunião foi realizada no último dia 16 de outubro.

O projeto de lei 779/17 prevê também o emprego de sistema de monitoramento por imagem em toda a área de uso comum dos estádios. Segundo Nascimento, a intenção é garantir maior segurança aos torcedores e coibir ações violentas, além de assegurar maior controle sobre o impedimento do acesso de pessoas punidas e afastadas das partidas em razão de brigas anteriores.

“Brigas de torcidas são recorrentes e, em alguns casos, geram mortes. As famílias que gostam de ir aos estádios com seus filhos precisam se sentir mais seguras. Com a presença das câmeras e o cadastramento, quem vai aos estádios com a disposição de causar problemas certamente começaria a ter mais cautela porque seria muito mais facilmente identificado”, comenta o deputado.

Os líderes de torcidas aproveitaram o encontro para pedir apoio do deputado ao esforço que estão fazendo para levar as bandeiras de volta aos estádios. As que possuem mastro estão proibidas de entrar nos estádios desde 1995, devido ao uso inadequado da haste que era utilizada como arma em brigas entre torcidas rivais. O retorno das bandeiras vem sendo discutido há vários anos, mas ainda não se concretizou.

Uma nova reunião entre a Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg), os representantes das torcidas e Celso Nascimento foi marcada para o próximo dia 31 de outubro, com o objetivo de debater outras propostas para o retorno da festa das torcidas nos estádios. Nascimento também realizará uma audiência pública, no dia 13 de novembro, para debater o seu projeto de lei e outras demandas, para que as partidas de futebol voltem a ser um evento festivo e de confraternização.

Participaram do encontro o ex-secretário nacional do futebol, Rogério Hamam, o vice-presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg), Alex Minduin, e os líderes das torcidas do Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, XV de Piracicaba e Portuguesa.

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC