Deputado do PSC busca soluções para falta de água na zona rural da Bahia

Publicado: quinta-feira , 30 de março 2017 10:00

WhatsApp Image 2017-03-29 at 17.29.37O deputado estadual Samuel Junior (PSC-BA) cobra iniciativa do governo do estado da Bahia que garanta a retomada e conclusão das obras do Projeto Araci Norte, que promete, através de um sistema integrado de abastecimento de água beneficiar 38 mil pessoas, de 67 comunidades, do semiárido da região.

O Sistema de abastecimento do Projeto Araci está paralisado desde 2016, após denúncias de superfaturamento apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A obra foi concebida em 2002 com o objetivo de levar água aos moradores da zona rural através de 224 quilômetros de adutoras, 56 reservatórios, 15 estações elevatórias, três estações de tratamento, rede de distribuição de 116 quilômetros, e mais de seis mil ligações domiciliares nos municípios de Araci e Tucano, sertão da Bahia.

Segundo o deputado, o Nordeste enfrenta a pior estiagem dos últimos 100 anos, e no estado baiano cerca de 60 cidades sofrem com a seca. “A pior registrada na história desde 1910, quando teve início o monitoramento na região”, explica.

Atento a essa necessidade, o deputado Samuel Junior se reuniu com o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, o diretor de Saneamento da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento daSamuel Junior (Cerb), Antônio Eduardo de Matos, e quatro vereadores do município de Araci.

Cobramos urgência, e todos percebem o quanto se faz necessário a conclusão desse projeto. “Estou muito confiante que agora iremos concluir esta grandiosa obra”, diz o deputado.

A previsão é que todo o sistema integrado esteja em pleno funcionamento até o término do primeiro semestre deste ano.  A construção vai beneficiar 38 mil pessoas de 67 comunidades.

O empreendimento faz parte do programa Água para Todos e, conta com um investimento total de R$ 51 milhões e está sendo executada pela Cerb em parceria como o Governo Federal, através do Ministério das Cidades.

 

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC