Comunidades Terapêuticas são homenageadas na Câmara dos Deputados

Publicado: quarta-feira , 20 de março 2019 21:28

(Foto: Fernando Chaves/PSC)

Nesta quarta-feira (20), a Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene em homenagem aos cinquenta anos de instalação das comunidades terapêuticas no Brasil. Essas Instituições privadas e sem fins lucrativos prestam serviços de acolhimento a usuários e dependentes de drogas, em regime residência, o que possibilita afastar a pessoa do ambiente no qual se desenvolveu a dependência.

O deputado Otoni de Paula, do Rio de Janeiro, defendeu a necessidade de fortalecer as comunidades terapêuticas e explicou que não existe concorrência entre elas e os Centros de Atendimento Psicossocial, os CAPS.

Otoni de Paula (PSC/RJ) e Osmar Terra

“As comunidades terapêuticas não concorrem e não têm a intenção de concorrer com os CAPS, mas de complementar o que estes não podem fazer. O homem é um ser bio, psicossocial e espiritual, e quem vai cuidar da sua espiritualidade nesse processo?”, questionou o parlamentar.

 

Foram ouvidos, durante a sessão, depoimentos de ex-dependentes químicos, de pessoas acolhidas e devolvidas ao convívio social por meio do trabalho realizado nas comunidades. Presente na audiência, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, anunciou a edição de uma medida provisória para regulamentar definitivamente as comunidades terapêuticas no Brasil.

PSC nas redes sociais

PSC
  Youtube
  Instagram

Cadastre-se e Acompanhe o dia a dia do PSC